Imprimir
PDF

Coleção

A coleçao científica sobre a fauna subterrânea do Laboratório de Estudos Subterrâneos da UFSCar (LES/UFSCar) teve início no ano de 2006, quando da contratação da pesquisadora Maria Elina Bichuette junto ao Departamento de Ecologia e Biologia da UFSCar.

Desde então, parte do material coletado em projetos de pesquisa em diferentes regiões do Brasil é depositada na referida coleção científica, representando um material testemunho importante. Também recebemos doação de material zoológico depositado junto ao Departamento de Zoologia do IBUSP, o qual se encontrava sob responsabilidade da Dra. Eleonora Trajano.

Parte do material coletado é devidamente encaminhado para especialistas de diferentes táxons de Instituiçoes tradicionais depositárias de material zoológico no Brasil, dentre elas, o Museu Nacional do Rio de Janeiro (MNRJ/UFRJ), o Instituto Butantan (SP), o Museu de Zoologia da USP (MZUSP), o Laboratório de Ictiologia de Ribeirão Preto-USP (LIRP/USP), o Museu de Ciências da PUC do Rio Grande do Sul (MCP/RS), o Laboratório de Morfologia e Evolução de Diptera- USP Ribeirão Preto-SP, o Laboratório de Acarologia da UNESP/ São José do Rio Preto-SP, o Laboratório de Orthoptera da UNESP de Botucatu-SP, dentre outros.

Atualmente contamos com um acervo significativo, constando desde invertebrados basais (tais como Porifera) até vertebrados (e.g., peixes, morcegos) com representantes troglóbios de diversos táxons.

Em breve disponibilizaremos os dados para consulta. A coleção é amparada legalmente por licenças previamente emitidas pelo IBAMA e ICMBIO para coletas, capturas e transporte de fauna.

O material está disponível para consulta por outros pesquisadores brasileiros.